|Saiba mais | Ed. Cristã Clássica

Educação Cristã Clássica

A Educação Cristã Clássica, tem como objetivo ensinar o uso correto das ferramentas da aprendizagem, visando trazer à tona as potencialidades presentes em cada ser humano. Trata-se de uma pedagogia que cultiva em cada criança a busca pela verdade, bondade e beleza, por meio da aquisição da sabedoria e virtude. Essa busca ativa, no que lhe concerne, encontra ressonância com o Logos, a essência da verdade, manifestado na pessoa de Jesus Cristo (João 1:1-2), o modelo do varão perfeito (Efésio 4:13), um dos pilares da formação moral e ética da civilização ocidental, que serve como modelo de inspiração e alicerce metafísico, trazendo unidade, coerência e proposito para cada narrativa humana.

A Proposta Pedagógica do Instituto Educacional Atos de Amor - IEDUCAA estabelece a sua identidade e se estrutura sobre os princípios cristãos de autoridade, mordomia, responsabilidade, alteridade, ética e paz. Princípios que estão coadunados com os direitos humanos tão defendidos e propagados por diferentes grupos sociais. O que se pretende é tornar o Instituto um espaço de convivência harmoniosa e saudável.

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele."
Provérbios 22:6

Conceito

Há 2500 anos, a educação cristã clássica é uma tradição milenar que formou os grandes homens. Com origem na Grécia antiga o ideal educacional chamado Paideia, visa à formação completa do homem virtuoso.

Na era da Igreja Primitiva e dos Pais da Igreja, surgiram os primeiros contornos sólidos do Trivium, uma palavra latina que significa três vias, ou três caminhos. Trata-se do ensino da gramática, da retórica (dialética) e da lógica. Podendo ser uma ferramenta que permite qualquer ser humano a ter capacidade de aprender algo novo e ainda aplicar em qualquer área do conhecimento. Sendo assim, a Educação Cristã Clássica teve um salto qualitativo.

Na Gramática, o objetivo é adquirir conhecimentos concretos e compreender os fatos, datas e eventos através da memorização, bem como desenvolver o domínio da língua e adquirir entendimento.

Na Lógica (Dialética), a finalidade é a reflexão analítica, geradora de conexões, promovendo e desenvolvendo a capacidade de raciocinar.

Na Retórica, a criança aprende a expressar e aplicar tudo aquilo que aprendeu de forma clara, coerente, harmônica, criativa e persuasiva.

Essas três vias também se aplicam ao desenvolvimento das crianças:

Fase Infantil e Fundamental 1: as crianças possuem maior propensão à gramática. É a fase em que elas buscam o conhecimento, onde através da comunicação e linguagens captam informações elementares para seu conhecimento.

Fundamental 2: A criança começa a demonstrar maior propensão à Lógica, elas tendem a ser questionadoras, buscam encontrar contradições, gostam de enigmas e desafios.

Dos 14 anos em diante, o adolescente apresenta maior capacidade à Retórica. É a fase da comunicação, de aplicar os bons tesouros acumulados e de se expressar com clareza, beleza e coerência.

Nas áreas das artes, por exemplo, resgatam-se as “Artes do Belo”, que considera toda a produção humana que eleva a alma e a inteligência, preparando a alma humana para contemplar a beleza da criação de Deus.

A Educação Cristã Clássica desenvolve nas crianças a humildade, o respeito com o passado, a busca pela sabedoria através da construção ao longo dos séculos. Essa linha pedagógica tende a conservar a tradição contra o pensamento revolucionário e a ruptura do rico arcabouço cultural legado pelas gerações precedentes.

Onde estamos

  • Av. Ministro João Arinos, 4136 - Tiradentes - Campo Grande/MS

  • 67 | 3342-9000 - Fixo

    67 | 99331-5032 - whatsapp

  • contato@ieducaa.org

  • Redes sociais:

Tags do site

Horários

  • Manhã: Seg. a Sexta - 8h às 11h
  • Tarde: Seg. a Sexta 13h às 17h
  • Faça-nos uma visita! Agende um horário junto à nossa secretaria.

Parceiros